Quando pensamos em cooperativismo logo idealizamos um processo de ajuda mútua entre pessoas. Baseada em valores e princípios que demonstram ação coletiva e baseada em necessidades coletivas, podemos conceber que o Cooperativismo surge como uma necessidade político-organizativa para o bem viver. Cooperar é uma necessidade humana, é provável que se a humanidade não tivesse construído possibilidadesde cooperação, nãoteríamos construído tanto na sociedade.
Entretanto, não podemos conceber a cooperação como um ato isolado, ele precisa ser concebido como uma filosofia de vida, pautada no bem viver coletivo e nas necessidades humanas como direito. Os primeiros registros históricos demonstram que a cooperação entre os seres humanos foi capaz de preservar a vida, organizando a busca por alimentos, segurança, cuidado com os menores e incapacitados, organizaçãode moradias.
As primeiras cooperativas organizadas em forma e estrutura jurídica como hoje identificamos são datadas de 1890, pautadas na necessidade de luta e organização para garantir alimentação, moradia, trabalho e saúde. Dessa forma, observamos que grande parte das alternativas consolidadas em estruturas jurídicas cooperativas surgem de uma necessidadeou de uma falta de acesso a políticas públicas.
No Brasil a legislação cooperativista é da década de 70, entretanto, as primeiras cooperativas surgem em meados de 1900, com a consolidação de estratégias coletivas para garantir preço e retorno na produção das comunidades. Mais especificamente, a primeira cooperativa de crédito que temos registro histórico data de 1901, em uma comunidade no interior de Nova Petrópolis (RS). O movimento sofreu diversas mudanças e passou por orientações normativas que mudarama forma de organização, tantopolítica quando legal.
Na região sul do Brasil o cooperativismo teve seu maior foco em cidades interioranas e com foco na produção rural, cujo objetivo era acesso e construção de políticas públicas, organização da produção, diminuição do custo de produção e, consequentemente, ganho na venda em escala.